Saúde Visual

O meu filho precisa de usar óculos… e agora?

O meu filho precisa de usar óculos… e agora?

Agora, mantenha uma atitude positiva! Pode ter sido apanhado de surpresa numa consulta de rotina, quando o oftalmologista pediátrico concluiu que o seu filho precisa de usar óculos, mas agora que já respirou fundo, consegue perceber que os óculos não são um problema, mas antes a solução para um problema, não é verdade? 

Porém, o seu filho pode não estar alinhado com essa opinião. Daqui a uns dias já se terá adaptado, inclusive porque vai começar a ver melhor, mas até lá convém ajudá-lo, ensiná-lo e convencê-lo a usar óculos. E este artigo vai explicar o que pode fazer e dizer para transformar um “Oh” num “Uau”. Confira!

O meu filho precisa de usar óculos! Como o convencer?

Pode não acreditar, mas na maior parte dos casos, nem precisa de convencer a criança a usar óculos. E sabe porquê? Porque os óculos são um acessório comum que traz mais conforto e qualidade de vida, na medida em ajuda a ver melhor. Por isso, mais tarde ou mais cedo, acaba por ser bem recebido. Ainda assim, há sempre uma criança ou outra que mostra resistência. Como reagir? Seguindo estas três dicas para a convencer a usar óculos:

Se o seu filho precisa de usar óculos, assuma uma atitude positiva

A ideia não atrai o seu pequeno? Inverta a situação! Em vez de lhe dizer “tens de usar óculos”, diga “vais poder usar óculos” ou “que bom! Usar óculos é muito divertido”, e faça-o sentir-se especial. Quando as crianças mostram alguma resistência, os pais devem demonstrar uma atitude positiva. É claro que não podem assegurar uma boa reação por parte dos amiguinhos na escola, nem evitar que nos primeiros tempos os óculos acabem por atrapalhar algumas brincadeiras, mas podem evidenciar alguns pontos positivos! Por exemplo, dizer à criança fica bonita de óculos (e não é mentira, as crianças ficam mesmo engraçadas de óculos!) e lembrar que outros familiares, colegas e até atores e atrizes famosas também usam óculos. À partida será o suficiente para quebrar com a resistência do seu filho, até porque as crianças são muito recetivas a novidades e acabam por demostrar interesse em usar o novo acessório. 

Se o seu filho precisa de usar óculos, explique os benefícios

Deve dizer ao seu filho que fica bem de óculos porque os elogios também contam, mas não invalidam algumas informações. Explique-lhe que os óculos vão ajudá-lo a ver melhor e vão cuidar da saúde dos olhos a curto, médio e longo prazo. Diga que, independentemente do motivo pelo qual os óculos foram prescritos (miopia, astigmatismo, hipermetropia…), ele vai acabar por sentir-se bem com os óculos porque, seja ao longe ou ao perto, vai ver melhor os objetos e os ambientes que o rodeiam. E a seu tempo, também vai perceber que o tratamento precoce evita o agravamento de diversas condições oculares.

Se o seu filho precisa de usar óculos, deixe-o participar do processo de escolha

A probabilidade do seu filho se animar com a ideia de usar óculos, é maior se o deixar participar na escolha da armação. Portanto, comece por tornar divertida a visita a uma ótica! Com tantas cores, materiais e formatos disponíveis, ele vai acabar por se entusiasmar durante o processo de escolha. Não queremos retirar-lhe a última palavra, claro, mas dentro do possível deixe o seu filho decidir: será meio caminho andado para uma adaptação rápida e tranquila. Contudo, supervisione a compra, seguindo estas dicas para escolher óculos para crianças: 

Lentes dos óculos para crianças

As lentes dos óculos para crianças devem ser resistentes, adaptadas de forma personalizada aos olhos e ajustadas à armação. Devem ser o mais finas e leve possível para a graduação em questão, permitindo nitidez e menor distorção nos casos de graduações mais elevadas. Devem também ter tratamento anti-reflexo e filtrar a radiação ultravioleta (UV).

Armação dos óculos para crianças

A armação dos óculos para crianças deve ser muito resistente, leve e flexível, para que os pequenitos possam brincar e fazer exercício físico à vontade, sem receio de danificar os óculos. Se o seu filho está em idade pré-escolar, aconselhamos armações de óculos em silicone, massa ou titânio com banda elástica ou travões para permitir uma boa estabilização. Mas a partir dessa idade, uma armação de massa passa a ser suficiente e mais tarde, na adolescência, até se podem usar outros materiais, como metal.

Encaixe dos óculos para crianças

Os óculos para crianças devem encaixar bem no rosto. Se o seu filho é muito pequeno e ainda não tem a base nasal completamente desenvolvida, convém ajustar a armação numa ótica especializada em óculos para crianças e apostar numa armação com encaixe nasal mais descido em relação às oculares. De modo a manter os óculos no local correto e estáveis no rosto, podem utilizar-se travões que se colocam nas hastes e permitem que os óculos fiquem bem firmes ou optar pela fita ajustável à cabeça.

Oculista para crianças

Bom, e se o seu filho precisa de usar óculos, a última dica vai na direção das óticas pediátricas. Especializadas na saúde visual dos mais pequenos, estas óticas darão as melhores orientações e soluções para facilitar o processo de escolha e para ajudar a convencer as crianças a usar óculos.

 

Aqui na Indi – Eyewear for kids, uma ótica exclusiva para crianças do grupo Jorge Oculista, recebemos todos os dias super-heróis e princesas num mundo encantado cheio de óculos para os mais pequenos!

Modelos de armação de óculos para crianças para todos os gostos e adaptados a todas as necessidades. 
Apoio especializado e focado a 100% na saúde visual das crianças.

Próximo
As crianças precisam de óculos de sol?