Já está a sonhar com o verão? Com as férias na praia? Os mergulhos na piscina? Que emoção! Mas a chegada dos dias cheios de sol traz também algumas dúvidas. Por exemplo, será que as crianças precisam de óculos de sol? Se tem filhos pequenos faz muito bem em perguntar! Todos sabemos que a utilização de um protetor solar eficaz nunca é posta em causa, mas como proteger os olhos dos mais pequenos dos raios UV? Com boné ou chapéu? Não é suficiente! A exposição aos raios ultravioleta tem o mesmo efeito cumulativo nos olhos que na pele, e a comunidade médica é consensual: óculos de sol para crianças são acessórios indispensáveis, particularmente nos meses de verão. Continue a ler para perceber porquê!
PORQUE É QUE AS CRIANÇAS PRECISAM DE ÓCULOS DE SOL?
Para se protegerem dos raios UV! Mais até do que os adultos, as crianças sofrem os efeitos nocivos dos raios UV (radiação ultravioleta) na retina, uma vez que os seus olhos não têm a mesma capacidade de se protegerem da radiação. Para além disso, os óculos de sol reduzem a quantidade de luz que chega até aos olhos, o que proporciona um maior conforto e uma visão com maior contraste em dias muito iluminados.
E sabe porque é que a retina das crianças fica exposta a mais radiação ultravioleta que a retina dos adultos?
Porque a parte anterior do globo ocular, em particular, o cristalino, ainda é muito transparente, e deixa passar mais luz e radiação que chega até à retina. Portanto, as crianças precisam de óculos de sol que protejam de 99 a 100% dos raios UV.
Além do mais, as crianças costumam passar mais tempo ao ar livre do que os adultos e mais tempo a “olhar” para o sol, e claro que não têm consciência dos riscos da exposição solar. Por isso, e porque os nossos olhos são 20 vezes mais sensíveis do que a nossa pele, os seus filhos, e todas as outras crianças, devem usar óculos de sol para se protegerem contra os efeitos nocivos da exposição solar.
QUAIS OS EFEITOS DOS RAIOS UV NAS CRIANÇAS?
A exposição continuada e não protegida dos olhos aos raios UV pode provocar uma patologia ocular aguda, uma fotoqueratite, que é uma queimadura solar da córnea, que provoca dor e diminuição transitória da visão. A longo prazo, a exposição solar continuada, pode provocar outro tipo de patologias, tais como o pterígio e catarata.
BONÉS E CHAPÉUS NÃO PROTEGEM OS OLHOS DAS CRIANÇAS DOS RAIOS UV?
Não! As crianças precisam de óculos de sol porque os bonés e os chapéus só protegem os raios UV que vêm de cima. Os raios solares que vêm de baixo, nomeadamente, os que são refletidos pela água, pela areia ou superfícies planas, e que também podem ser prejudiciais aos olhos, só podem ser filtrados com lentes solares.
A PARTIR DE QUE IDADE É QUE AS CRIANÇAS PODEM USAR ÓCULOS DE SOL?
Não existe uma idade mínima. Uma criança com poucos meses, por exemplo, já pode usar óculos de sol, desde que devidamente certificados.
QUANDO É QUE AS CRIANÇAS PRECISAM DE ÓCULOS DE SOL?
O uso de óculos de sol deveria ser uma preocupação ao longo de todo o ano, com especial relevância nas crianças, não só porque todos os seus tecidos são mais sensíveis e, portanto, mais suscetíveis de danos, mas também porque, normalmente, as crianças não tomam por si próprias a iniciativa de usar óculos de sol.
É muito importante a utilização dos óculos de sol, quando as crianças estão em atividades ao ar livre em dias de grande exposição à radiação UV. Contudo, a utilização, não é só recomendada na praia e em dias de calor, mas também na neve ou locais montanhosos, que se encontram em elevadas altitudes e, por consequência, com elevadas cargas de radiação UV.
O uso de óculos de sol ainda se torna mais recomendado em crianças com patologias oculares, como retinopatia pigmentar, albinismo, aniridia, etc.
O QUE FAZER, QUANDO AS CRIANÇAS REJEITAM OS ÓCULOS DE SOL?
Algumas crianças acham piada, mas outras rejeitam os óculos de sol e, nesses casos, o melhor que os pais e educadores têm a fazer é dar o exemplo, colocando eles próprios óculos de sol. Se não funcionar, é uma questão de irem incutindo esta prática gradualmente e investindo em armações de tamanho adequado, que se adaptem ao rosto da criança e que tenham elástico que ajude a mantê-las na posição correta.
E SE A CRIANÇA JÁ USAR ÓCULOS GRADUADOS?
A maioria dos materiais que compõem as lentes dos óculos graduados, oferecem proteção contra os raios UV. Contudo, tratam-se de lentes incolores, não reduzindo a intensidade luminosa nem o encandeamento provocado pelo sol. Para isso, e para uma melhor proteção e um maior conforto, o ideal é apostar também nuns óculos de sol graduados.
COMO ESCOLHER ÓCULOS DE SOL PARA CRIANÇAS?
Designs modernos, armações de cores divertidas, lentes de boa qualidade para máxima proteção UV… Com tantos modelos à disposição, é provável que sinta dificuldade em escolher óculos de sol para os seus filhos. Mas não é complicado! Basta seguir estas dicas:
- Faça uma triagem e escolha apenas óculos que tenham certificado de proteção UV de 99-100% ou que bloqueiam a radiação UV até aos 400nm, independentemente da cor das lentes,
- Verifique se os óculos de sol encaixam bem no rosto da criança e têm o tamanho adequado para proteger os olhos;
- Escolha óculos de sol que reduzam o brilho e os reflexos e que não provoquem distorção das cores;
- Pergunte aos seus filhos se gostam dos óculos de sol e se se sentem confortáveis com eles, para incentivar a utilização.
ONDE COMPRAR ÓCULOS DE SOL PARA CRIANÇAS?
Aqui mesmo na INDI!
Agora que sabe que as crianças precisam de óculos de sol, não deixe de conhecer a nossa grande variedade de modelos de óculos de sol para crianças com proteção UV de 99-100%: sem brilhos, nem reflexos, nem distorção de cores… mas com muita pinta!